ANOS INICIAIS

A proposta pedagógica do Colégio D. Pedro II é embasada na construção do conhecimento com o fortalecimento do aspecto socioemocional. Também na autonomia, na aprendizagem intrínseca, partindo do conhecimento prévio do aluno e respeitando suas individualidades. Neste papel, o professor entra como mediador do conhecimento, intervindo e questionando todas as atividades no momento da realização, ressaltando que todo o conteúdo está estruturado a partir da nova Base Nacional Comum Curricular. Para nós, a criança é um indivíduo único, com potencialidades que devem ser desenvolvidas ao longo do processo ensino-aprendizagem.

PERIODO INTEGRAL

CONHEÇA AS MATÉRIAS OFERECIDAS PARA VOCÊ APROVEITAR MELHOR SEU TEMPO

Construção de robôs e mecanismos autônomos capazes de desenvolverem determinadas tarefas. O foco é aprimorar o trabalho em equipe e o estímulo do processo criativo

Defendemos o fortalecimento do aspecto intelectual e emocional e a aprendizagem intrínseca de cada aluno, partindo de seu conhecimento prévio e respeitando suas individualidades.

Aula em que os alunos poderão construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.

A educação ambiental é fundamental para uma conscientização dos alunos em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente.

Estímulo ao desenvolvimento de diversas modalidades de práticas esportivas, visando enriquecer as experiências e habilidades motoras dos alunos.

Aula que desperta a criatividade, o talento ou as habilidades motoras corporais, tendo como finalidade enriquecer a vivência escolar e favorecer o processo de formação do aluno.

Nas aulas de culinária a criança exercitará o trabalho em equipe, a capacidade de organização e de seguir orientações, a paciência, além de se conscientizar sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza.

É reservado um tempo para o aluno relaxar e refletir através de atividades lúdicas que permitem a busca pelo autoconhecimento.

O OPC possibilita a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a fixação, a integração e a ampliação da aprendizagem.

Uso da linguagem cinematográfica na educação através de um conjunto de filmes de diferentes categorias e gêneros, acompanhados de materiais de apoio à prática pedagógica.

Aprendizado da lingua inglesa com foco em conversação e aplicação das regras gramaticais e as peculiaridades do idioma estrangeiro, preparando nossos alunos para o mundo globalizado.

Artes Cênicas / Ballet / Desenho Artístico/ Expressão Corporal / Futebol / Karatê / Violão

Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica [nota 1] e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

NOSSA FILOSOFIA DE ENSINO

Todo o sistema de ensino aplicado pelo Colégio Dom Pedro II é embasado nas pesquisas do cientista e filósofo suíço Jean Piaget, denominada teoria piagetiana. Ele pesquisou sobre a gênese do conhecimento, ou seja, como o ser humano constrói a sua inteligência, já que todos nascem com essa possibilidade. Descobriu então, que a inteligência é construída e passa por vários estágios.
Os educadores estudiosos apropriaram-se desta teoria para entenderem melhor como os seus alunos assimilavam todos os conteúdos que lhes eram apresentados. Descobriram que as estruturas mentais orgânicas são construídas graças a interação do indivíduo com o meio, ou seja, vivenciando situações, experimentando, refletindo, analisando, trocando com o outro, etc. Assim é que a criança apropria-se de novas estruturas mentais e constrói sua inteligência.

É então a nossa concepção de trabalho. Permitir que a criança interaja com tudo que lhe é proposto, desde falar sobre seus sentimento e legitimá-los, até vivenciar situações de Estudos de Meio que venham complementar os conteúdos abordados. Permitir também que a criança passe por procedimentos adequados, até chegar á formação de conceitos, seja matemáticos, científicos ou outros. Partindo sempre do que lhe é concreto, até alcançar o abstrato.
Quanto ao desenvolvimento social e emocional, é oferecido aos alunos, pela convivência orientada comos colegas, professores, criando assim, um ambiente de segurança e autonomia para que o aluno atinja todo o seu desenvolvimento global.
Nesta concepção teórica a criança é vista como um todo. Não sendo possível separar o aspecto físico do emocional ou do cognitivo, permitindo assim, que a criança desenvolva todas as suas possibilidades humanas, características deste período que esta vivendo.

A criança necessita ser posta diante de muitas situações diferentes, para que busque soluções próprias e, assim, construa seu conhecimento. A rotina na sala de aula permite ao aluno explorar, manipular e fazer descobertas que venham de encontro aos seus interesses e o da turma.
O construtivismo leva em conta o momento de aprender de cada criança, pois ela só é capaz de assimilar aquilo que estiver de acordo com sua estrutura de pensamento. Caso contrário ela não internaliza o conhecimento.
Apenas o mecaniza. Cabe ao educador, encarado como "facilitador" elaborar, a partir da experiência de cada criança, o caminho a ser seguido pelo grupo. O Colégio D. Pedro II importa-se em verificar se o educando esta realmente construindo o conhecimento por meio da ação, trabalhando com valores como cooperação, respeito, autonomia, e possibilitando que o mesmo busque conhecimento onde estiver, explorando sobretudo o pensar.

DÚVIDAS OU SUGESTÕES? FICAREMOS FELIZES EM OUVÍ-LO

Mensagem enviada com sucesso. Obrigado!