Funadamental I

No ensino fundamental I, trabalhamos com uma proposta pedagógica diferenciada.

Essa proposta é embasada nas pesquisas do cientista e filósofo suiço Jean Piaget, denominada teoria piagetiana.

Ele pesquisou sobre a gênese do conhecimento, ou seja, como o ser humano constrói a sua inteligência, já que todos nascem com essa possibilidade. Descobriu então, que a inteligência é construída e passa por vários estágios.

Os educadores estudiosos apropriaram-se desta teoria para entenderem melhor como os seus alunos assimilavam todos os conteúdos que lhes eram apresentados.

Descobriram que as estruturas mentais orgânicas são construídas graças a interação do indivíduo com o meio, ou seja, vivenciando situações, experimentando, refletindo, analisando, trocando com o outro, etc. Assim é que a criança apropria-se de novas estruturas mentais e constrói sua inteligência.

É então a nossa concepção de trabalho. Permitir que a criança interaja com tudo que lhe é proposto, desde falar sobre seus sentimento e legitimá-los, até vivenciar situações de Estudos de Meio que venham complementar os conteúdos abordados.

Permitir também que a criança passe por procedimentos adequados, até chegar á formação de conceitos, seja matemáticos, científicos ou outros. Partindo sempre do que lhe é concreto, até alcançar o abstrato.

Quanto ao desenvolvimento social e emocional, é oferecido aos alunos, pela convivência orientada com os colegas, professores, criando assim, um ambiente de segurança e autonomia para que o aluno atinja todo o seu desenvolvimento global.

Nesta concepção teórica a criança é vista como um todo. Não sendo possível separar o aspecto físico do emocional ou do cognitivo, permitindo assim, que a criança desenvolva todas as suas possibilidades humanas, características deste período que esta vivendo.

A criança necessita ser posta diante de muitas situações diferentes, para que busque soluções próprias e, assim, construa seu conhecimento.

A rotina na sala de aula permite ao aluno explorar, manipular e fazer descobertas que venham de encontro aos seus interesses e o da turma.

O construtivismo leva em conta o momento de aprender de cada criança, pois ela só é capaz de assimilar aquilo que estiver de acordo com sua estrutura de pensamento. Caso contrário ela não internaliza o conhecimento. Apenas o mecaniza. Cabe ao educador, encarado como "facilitador" elaborar, a partir da experiência de cada criança, o caminho a ser seguido pelo grupo.

O Colégio D. Pedro II importa-se em verificar se o educando esta realmente construindo o conhecimento por meio da ação, trabalhando com valores como cooperação, respeito, autonomia, e possibilitando que o mesmo busque conhecimento onde estiver, explorando sobretudo o pensar.

Fundamental I

Coordenadora Pedagógica

Jane Junqueira
jane@dpedroii.com.br

Horários

7h15 às 11h50 1° ao 5° ano
13h00 às 17h30 1° ao 5° ano